Qual é melhor: ração seca vs ração húmida para gatos



Afinal, qual é a melhor ração para gatos: a húmida ou a seca? Alguns defendem que a ração húmida é muito calórica, enquanto outros acham que vale a pena devido ao seu teor de água. Outros juram a pés juntos que a ração seca é a melhor para garantir as necessidades nutricionais do gato. Hoje vamos desvendar todas as verdades sobre a ração para gatos!



A ração húmida tem mais água.


Verdade. A ração húmida pode ter até 70% de água, o que significa que o gato irá ingerir mais água. No entanto, a quantidade de urina depende muito mais da qualidade da comida em si do que do tipo de comida. Quanto mais nutrientes tiver, mais será absorvido pelo gato, independentemente de ser comida húmida ou seca. 

A comida seca é menos palatável.


Verdade. A comida seca é geralmente menos apetecível para os gatos. Aparentemente isto é verdade, porque quase todos os gatos preferem a comida húmida à alimentação seca. Mas é mito que isto se deva a um maior teor de carne! A maioria dos alimentos secos têm uma percentagem de carne do que os húmidos, que pode confirmar sempre nas etiquetas. 

A comida seca é mais económica.


Verdade. A comida seca é mais económica do que a comida húmida, mesmo tendo em comparação as comidas secas mais caras. Depois há outra questão: a comida seca pode ficar sempre à disposição do animal, enquanto a comida húmida tem um prazo de validade muito reduzido depois de aberta. 


A ração húmida deve aquecer-se.


Parcialmente verdade. A ração húmida pode aquecer-se, mas não é absolutamente obrigatório. Alguns gatos preferem a comida morna, não quente, enquanto outros se deliciam com a fria. Lembre-se que, no seu habitat natural, os gatos alimentam-se de presas (carnes) frias e sem cozinhar!

Comentários

Mensagens populares