O nosso jardim é um habitat



É muito fácil esquecermo-nos que o nosso jardim não são só plantas e ervas. Agora que chegou o bom tempo, torna-se num ecossistema completo, com insectos e pragas que tomam conta dos canteiros. 


Alguns, como as formigas, não provocam problemas nenhuns. Embora não seja agradável ter formigas a tentar entrar pela janela da sua cozinha ou à porta de casa, basta espalhar vinagre para que não vão para esse sítio. Outros, como as pulgas, as carraças e as larvas, podem ser um problema para os membros de quatro patas da família. 


É normal que este tipo de parasitas aumentem na Primavera - embora hoje em dia, devido às alterações climáticas, sejam comuns em qualquer altura do ano. Podem chegar ao seu jardim através de outros animais, como gatos e cães vadios, ou eclodir das suas ovas. A carraça é o mais problemático, pois a febre da carraça pode ser mortal. 



Como prevenir pulgas e carraças no Verão?


  1. O primeiro passo é fazer um tratamento adequado com os medicamentos que estão à venda em farmácias e lojas de animais. Há tratamentos diferentes para gatos e cães, e deve ajustar a quantidade e a frequência ao peso do seu animal. 
  2. A par desta desparasitação externa, também deve fazer a desparasitação interna para prevenir que apareçam parasitas no sistema digestivo do seu melhor amigo.
  3. Lembre-se que apenas 30% das pulgas estão no seu cão ou gato. A maioria está nos tapetes, nas roupas…. Por isso, manter a casa limpa também é essencial para prevenir as pragas. 
  4. Reforce o cuidado com as entradas e saídas, como janelas, portas de acesso ao jardim e a porta de entrada. Espelhe vinagre ou veneno nestes pontos para impedir que os parasitas entrem.
  5. Se sair com o seu cão ou gato ao jardim, limpe-o sempre depois de brincarem. Procure pulgas e carraças entre o pêlo, especialmente no pescoço.

Comentários

Mensagens populares