Castrar vs. Não Castrar os Nossos Animais
Hoje em dia fala-se muito em esterilizar (ou castrar) os nossos animais. Mas será que devemos fazê-lo? A esterilização é realmente o melhor para os nossos animais de estimação? Vamos medir as vantagens e as desvantagens da castração de animais neste post para que possa chegar a uma conclusão.
Vantagens de Castrar os Animais
– No caso das gatas e das cadelas, evitamos gravidezes indesejadas e ninhadas sucessivas que não temos capacidade de alojar ou cuidar.
– Tanto no caso das gatos como nos cães, reduzimos a probabilidade de se contagiarem com doenças sexualmente transmissíveis (nomeadamente FIV e FELV).
– A esterilização até aos 6 meses deixa os gatos e os cães menos competitivos e, portanto, menos agressivos. Isto significa que há menor probabilidade de lutarem com outros gatos e de se magoarem.
– Da mesma forma, também têm menos tendência a marcar o território com urina ou a esconder presas em casa.
– Graças à menor probabilidade de ficarem doentes ou magoados, também conseguimos aumentar a esperança média de vida dos nossos animais.
Desvantagens de Castrar os Animais
– Têm de passar uma operação cirúrgica que, sobretudo no caso das gatas e das cadelas, pode ser complicada. É necessário passar alguns dias em repouso e ter cuidados no pós-operatório; alguns gatos podem ter de usar uma campânula para não mexer nas cicatrizes.
– As esterilizações aumentam a probabilidade, tanto nos gatos como nos cães, de virem a desenvolver obesidade ou excesso de peso.
– O preço das esterilizações é algo elevado, e portanto deve ter esta despesa em consideração se tem um gato ou gato por esterilizar. No entanto, pode contactar associações como a AnimaLife para pedir ajuda a suportar os custos ou procurar um hospital veterinário mais económico.
No seu conjunto, é fácil de compreender que há muitas mais vantagens do que desvantagens em castrar os nossos animais de estimação.
Comentários