É preciso levar os gatos a passear?
De vez quando vemos gatos a andar na rua com os seus donos, seguros pela coleira. Mas será que devemos levar os gatos a passear?
De certeza que já pensou em sair com o seu gatinho de casa e brincar um pouco ao ar livre. Mas pensar que os gatos precisam de sair e passear é confundi-los com os cães. Na verdade, quando estamos a falar de gatos, levá-los a passear pode não ser uma boa ideia… Porque é que não devemos levar os gatos a passear?
Pode provocar stress e ansiedade
Os gatos são animais de rotinas. Gostam de estar em controle e não gostam de sair do seu ambiente. Por isso estar em sítios desconhecidos, expostos a diversos estímulos sonoros e luminosos, é uma situação mais stressante do que relaxante. Muitos gatos começam a sentir-se ansiosos fora do seu ambiente e perdem confiança no dono.
Os gatos não devem usar coleira
Se precisar de sair com o seu gatinho, não use uma coleira. Normalmente, as coleiras são desconfortáveis para os gatos – como têm tendência a ir “investigar” tudo, o mais provável é magoá-lo no pescoço. Os veterinários recomendam vestir um coletinho ao qual ligar a coleira, mas também não é garantido que o seu gato aceite “vestir-se”. Este é outro factor para não passear o seu gato.
Os gatos tentam esconder-se
Os gatos gostam de estar no comando e, quando não estão, quase sempre se tentam esconder ou fugir. Infelizmente, normalmente isto tem consequências trágicas quando tentamos sair de casa: os carros atravessam a estrada sem olhar, escondem-se debaixo dos carros, saltam muros até deixarmos de os ver.
Os gatos usam a caixa de areia
Parece uma coisa óbvia, claro. Mas parte do motivo para levarmos os cães a passear é precisarem de fazer as necessidades – de preferência fora de casa. No caso dos gatos não é preciso fazer isto, porque os gatinhos usam naturalmente as caixas de areia para ir à casa de banho.
Comentários