Benefícios da Tosquia e do Banho para Animais





Nos últimos anos temos visto um aumento enorme no número de lojas e spas que oferecem banhos e tosquias para animais por todo o país. Mas conhece realmente os benefícios do banho e tosquia para animais?

Benefícios do banho para animais

O banho para animais é indicado sobretudo para os cães, uma vez que os gatos quase sempre lambem o pêlo e é preferível evitar alterações. No entanto, alguns gatos podem deixar de o fazer devido a problemas de saúde, por isso não descarte completamente esta hipótese.


O banho ajuda a dar mais brilho ao pêlo e a evitar que se formem nós, além de evitar bactérias e fungos. Se o seu cão ou gato costuma sair à rua, se teve contacto com alguém que podia estar infectado com uma doença que se transmita para os animais ou com outros animais doentes, banho! Por último, o banho pode ajudar a limpar e cicatrizar feridas devido a problemas dermatológicos, incluindo mordidas de pulgas e carraças. A única situação em que não deve dar banho são os dias imediatamente a seguir ao tratamento anti-pulgas e anti-parasitas.

Escovagem e tosquia para animais

A escovagem e a tosquia para animais ajudam a remover pêlos mortos e a sujidade que se acumula entre os pêlos. Contudo, é importante ter em consideração que a tosquia só é recomendada para raças de pêlo longo; e sempre no sentido de aparar o pêlo, não de o rapar.


Alguns veterinários recomendam fazer a tosquia apenas no Verão, especialmente em raças de pêlo longo que não se adaptam bem ao nosso clima. No entanto, alguns animais podem precisar desta tosquia durante todo o ano para diminuir a formação de bolas de pêlo (explore esta opção se o seu gato ou cão se costuma engasgar ou vomitar bolas e pêlo) ou evitar a acumulação de pêlo nas patas (se comprometer a mobilidade, o que acontece em algumas raças). 
 
Se precisa de se aconselhar com um veterinário, ou se não quer ser surpreendido pelo preço dos banhos e tosquias para cães, veja aqui a média de preços de serviços para animais.

Comentários

Mensagens populares