Como controlar a perda de pêlo no meu cão e no meu gato?



Quem tem cães e gatos, sabe que a perda de pêlo é sempre um problema. Mas como é que pode evitar a perda da pêlo dos cães e gatos?

O que causa a perda de pêlo em cães e gatos?


É impossível evitar completamente a perda de pêlo. No entanto, há factores que provocam uma maior perda de pêlo e que pode controlar! Conheça melhor as causas da perda de pêlo em cães e gatos:


Stress. O stress pode provocar mais perda de pêlo em cães e gatos. Geralmente, o stress deve-se a mudanças na rotina (um novo animal em casa, passar mais tempo sozinho, viajar, entre outras), por isso deve introduzir sempre qualquer mudança progressivamente. Se nota o seu animal de estimação muito stressado e com queda de cabelo, analise bem o que pode estar a despoletar este comportamento e tente gerar estímulos positivos relacionados com a mudança.

Problemas de tiróide. Os problemas de tiróide são muito comuns em animais adultos, especialmente nos gatos. Se tem um animal adulto ou sénior, é importante fazer um check-up anual que inclui sempre testes aos níveis de hormonas. Caso de trate de um problema de tiróide, o seu cão ou gato vai precisar de medicação para o resto do vida, mas a boa notícia é que o tratamento elimina os sintomas! Procure aqui um veterinário ou clínica veterinária perto de si.

Alergias. Se o seu cão ou gato começou a perder pêlo subitamente, é possível que se trate de uma alergia. Pode ser devido a produtos químicos (está a usar um novo shampoo? Mudou o detergente com que lava a cama e as mantas do seu animal de estimação?), devido a parasitas (como pulgas, carraças) ou devido a alguma alergia alimentar (mudou de ração recentemente?). Quando descobrir o motivo, basta limitar o contacto com o alergénio.



Comentários

Mensagens populares