Como treinar o seu cão em 5 passos?



1. Reforço positivo

A primeira coisa que tem de perceber é que a melhor forma de treinar o seu cão é usar o reforço positivo. Embora às vezes seja frustrante, não adiante usar métodos de punição (como bater, ralhar, etc). Isso só vai fazer com o que se cão fique com medo de si e tenha comportamentos atípicos, como fazer chichi fora do sítio.

2. Socialize o seu cão

Outro ponto muito importante é socializar o seu cão com outras pessoas e animais. É importante que o seu cão aprenda que não é o único cão no mundo ou o centro do seu Universo! Deixe que se aproxime de outros cães quando vão dar uma volta e tente, dentro do possível, socializá-lo com outras pessoas, incluindo crianças.

3. Faça um enriquecimento ambiental

Outro truque para treinar o seu cão é fazer um enriquecimento ambiental – isto é, fazer com que o ambiente em casa se aproxime o mais possível do habitat natural dos cães. Os jogos de caça, as fontes de água e as corridas de obstáculos, por exemplo, podem ajudar o cão a canalizar melhor a sua energia.

4. Use frases curtas para os comandos

Outra dica para treinar o seu cão é utilizar frases curtas, como “deita”, “senta”, “pára”. Evite usar expressões com mais de uma palavra, como “chichi aqui”, “vem agora”, “anda pôr a trela” e por aí em diante. Quanto mais curto e fácil de memorizar, melhor para o seu cão.

5. Procure uma creche para cães

Se o seu cão é como um filho, porque não procurar uma creche para animais? A maioria das creches não só tem circuitos e espaço livre onde o seu cão pode estar à vontade, como também têm um treinador de cães. Em alternativa, pode procurar um treinador de cães no Porto e um treinador de cães em Lisboa.


Comentários

Mensagens populares