Como dar banho ao meu cão?


Ninguém gosta de dar banho ao cão, mas às vezes é preciso. Ao contrário dos gatos, os cães não se lavam e saem todos os dias à rua, por isso dar banho ao cão é uma questão de higiene. Mas se nunca deu banho a um cão e não sabe por onde começar, veja como dar banho a um cão:

1. Verifique a temperatura da água

Dar banho a um cão é exactamente como dar banho a um bebé. Precisa de verificar a temperatura da água nas costas da sua mão ou no punho para ter a certeza que é confortável. A água não pode estar tão quente que magoa o animal, nem tão fria que ele queira fugir. O ideal é água morna!

2. Não use um jacto muito forte

Quando vai lavar o cabelo à cabeleira, gosta da massagem, não é? Não gosta de levar com um jacto super forte de água fria! Por isso, ao dar banho ao seu cão, use um jacto suave ao mesmo tempo que massaja com a mão. Se usar o jacto de água directamente, é provável que se assuste! Outro truque é encher a banheira pouco a pouco, para ir lavando as patinhas.

3. Avance pouco a pouco

Outro truque que pode ajudar para dar banho ao cão é ir progredindo pouco a pouco. Comece pelas patas, depois avance para peito, vá chegando ao dorso, à nuca e finalmente à cabeça. Os animais são muito sensíveis quando se lava a cabeça e quase sempre se começam a sacudir nesta parte, por isso deixe para o final.

4. Deixe que o cão se vá habituando à água

Todos estes truques têm um objectivo: deixar que o cão se vá habituando à situação e ao contacto com a água. Se vir que o seu cão está ansioso, tente fazer festinhas, usar palavras meigas ou até fazer uma pausa. Se for preciso, até pode dar-lhe uma guloseima ao entrar na casa de banho ou ao começar o banho. É importante que seja uma experiência positiva!

Não consegue levar o seu cão para a banheira? O seu cão não cabe bem na base de duche? Não consegue acalmá-lo e lavar bem todo o pêlo? Então, procure um serviço de banho e tosquias perto de si. A maioria das lojas de animais oferece este serviço por marcação e alguns veterinários também. Veja aqui o preço de banhos e tosquias para animais (apenas indicativo).

Comentários

Mensagens populares