Como evitar que o seu cão reaja mal a estranhos



Se é como eu, é incapaz de ir de férias e não levar o seu cão consigo. O problema é que os cães costumam estranhar e ladrar a pessoas estranhas, o que nem sempre é agradável para os nossos amigos e familiares. Então, o que é que podemos fazer para evitar que os nossos cães reajam mal a estranhos?



1. Ensine as outras pessoas a respeitarem o espaço do seu cão

Um dos principais motivos para os nossos cães reagirem mal a estranhos é estes não respeitarem o seu espaço. Diga aos seus amigos e familiares para esperarem que o seu cão vá ter com eles e faça o “reconhecimento” primeiro. Os cães gostam de explorar, cheirar e habituar-se à pessoa primeiro - não adianta que os seus amigos se aproximem de repente! 


2. Não reprimir ou punir o seu cão

Quando os cães começam a ladra, a maioria dos donos reage a reprimir ou a punir os seus animais. Isto ensina o cão a esconder o medo, mas não o faz desaparecer. Isto significa que os cães “acumulam” o medo e a raiva e acabam por explodir mais tarde - o que resulta muitas vezes em agressões. Portanto, não reprima o seu cão! 


3. Ensine os seus amigos a “cumprimentar” o seu cão

Como já expliquei acima, a melhor forma do seu cão se habituar a estranhos é conhecê-los. E como é que podemos fazer isto? Primeiro, desça ao mesmo nível. A pessoa deve agachar um joelho no chão para que o cão se possa aproximar e cheirar. Se conseguir, olhe noutra direcção para o cão não se sentir observado! Já que é época de festa, dê-lhe uma guloseima enquanto o cão se aproxima dos seus conhecidos. Evitem movimentos rápidos e bruscos.


Seguindo estas dicas, de certeza que apresentar o seu melhor amigo de 4 patas a amigos e familiares vai ser mais fácil durante estas férias! Lembre-se que tudo tem o seu tempo :)

Comentários

Mensagens populares