Documentos e registos necessários para hospedar o cão num hotel para cães

Acham que é só chegar ao hotel? Tal como nós temos de nos registar quando vamos ao estrangeiro, os hotéis para cães também pedem alguns documentos. Por isso, se estão a pensar deixar o vosso cão num hotel para cães durante as férias, este artigo é para vocês. Estes são os documentos e registos necessários para hospedar o cão num hotel para cães:




Comprovativo de vacinação


Todos os hotéis para cães pedem o boletim de vacinação. É isto que garante que todos os animais no hotel para cães são saudáveis e que não há contágio de doenças possivelmente fatais. Por isso, procure o boletim de vacinação do seu cão com tempo. Se não o encontrar, peça uma segunda via ao veterinário habitual.


No caso dos cães, só a vacina da raiva é que é obrigatória por lei. (Para os gatos, não há nenhuma vacina obrigatória.) No entanto, os veterinários recomendam também uma vacina polivalente contra outros vírus. Cada hotel tem o seu critério, mas é possível que peçam a vacinação completa e não só a vacina contra a raiva.


Por exemplo, hotel para cães onde costumo ir pede vacinas contra a raiva, parvovirose, esgana, hepatite, leptospirose e tosse do canal. No caso dos gatos, precisam de ter uma vacina contra a herpesvirose respiratória, rinotraqueíte infecciosa, calicivirose e panleucopenia infecciosa. 


Por último, recordo que as vacinas têm de ser actuais. Isto é, não basta ter vacinado o seu cão quando era cachorro! Tem de fazer os reforços anuais para preservar a imunidade. Por isso, o hotel para cães vai confirmar se a vacinação é recente ou não! 





Comprovativo de desparasitação


Para hospedar o seu cão num hotel para cães, também tem de apresentar um documento ou registo que comprove que está desparasitado. Os cães e os gatos devem ser desparasitados interna e externamente a cada 3. Muitos veterinários registam estas desparasitações no boletim de vacinas.


Mais uma vez, isto serve para garantir que o seu cão não leva um presente para casa. Se o hotel para animais não lhe pedir nenhum comprovativo para hospedar o seu cão, desconfie. Se não o fizerem, como é que pode ter a certeza que o seu cão não vai apanhar pulgas, parasitas intestinais ou outras pragas? (A propósito, veja aqui mais dicas para escolher um hotel para cães.)


Os hotéis para cães mais criteriosos exigem que a desparasitação tenha sido feita nos últimos 3 meses e que esteja válida até ao fim da data de check out. Por outras palavras, se o seu cão vai ficar um mês no hotel para animais, tem de ter feito a desparasitação no máximo há dois meses.


Microchip com informação actualizada


O microchip em animais de estimação já é obrigatório há vários anos. No entanto, há muitas pessoas que facilitam e que nunca registam os animais. Algumas pessoas nunca levaram os animais mais idosos ao veterinário para porem um chip. Outras nunca puseram o microchip porque não foram adoptados numa associação e decidiram poupar esse dinheiro.


No entanto, se vai deixar o seu cão num hotel para animais, é natural que verifiquem se tem um microchip e se está registado no SIAC. Além disso, convém confirmar se a informação do tutor (morada e contactos) permanece actualizada. Pode actualizar a informação do microchip do seu animal de estimação online.



Testes de saúde


Normalmente, no caso dos cães, não é exigido mais nenhum documento ou registo para hospedar o seu cão num hotel para animais. No entanto, no caso dos gatos é preciso apresentar um teste de FIV e FelV negativo. Geralmente esta informação já está no bilhete de identificação nacional do animal. 


E pronto! Em princípio, não lhe vão pedir mais nenhum documento ou registo para alojar o seu cão ou gato num hotel para cães. Se forem tutores cuidadosos e tiverem as vacinas em dia, não há nada a temer. Se há muito tempo que não fazem a desparasitação, façam uma antes de ir para o hotel. Caso falte alguma coisa, contactem o veterinário.


Agora, para satisfazer a pergunta que não quer calar… Podem ver aqui o preço de um hotel para cães. Cá em casa temos sempre esta despesa em consideração quando estamos a definir o orçamento para as férias. E para quem tem gatos é igual – procurem o preço de um pet sitter antes de escolherem o hotel para vocês!


Comentários

Mensagens populares