Dicas de Segurança Eléctrica em Casa

E hoje trago-vos algo diferente que não tem nada a ver com animais estimação! No entanto, é um tema que me diz muito e espero que gostem destas partilhas 😊


A segurança eléctrica em casa é fundamental não só para evitar acidentes, mas também para proteger a nossa família e os nossos bens. Recentemente, quando mudámos de casa, tivemos alguns problemas bem "bicudos" e tive de me informar sobre o tema. Por isso, tomem nota destas dicas de segurança eléctrica em casa para prevenir incêndios eléctricos, curtos-circuitos e outros problemas eléctricos.







Cuidado com a electricidade na casa de banho


A casa de banho é uma das áreas da casa onde devemos ter especial cuidado com a electricidade. A combinação da água e da electricidade pode ser extremamente perigosa. Nunca use aparelhos eléctricos como secadores de cabelo ou máquinas de barbear perto de água ou com as mãos molhadas para evitar choques.


Além disso, é possível instalar tomadas com uma protecção que desliga a tomada se houver humidade. Certifique-se de que todas as tomadas, interruptores, aquecedores eléctricos e toalheiros eléctricos estão longe do lavatório, da banheira ou do chuveiro.


Verificar o estado e a espessura da cablagem antiga


Quando viemos para a nossa casa, descobrimos que a cablagem antiga só tinha 0.5mm. O electricista ficou perplexo e disse que a instalação não estava segura. Ainda me lembro bem: “se tentarem ligar um aquecedor no quarto, a luz pode ir toda abaixo. Isto se o disjuntor estiver a funcionar bem. Se não estiver, pode causar um incêndio.”


Atualmente, o mais comum é ter cablagem de 2.5 mm. Infelizmente, esta espessura não sabia nas ligações que já existiam, por isso que tivemos de fazer roços nas paredes. Por isso, recomendo que contactem um electricista certificado que possa verificar o estado da cablagem em vossa casa, especialmente se for antiga. 



Instale vários disjuntores


Um painel eléctrico bem organizado com vários disjuntores é essencial para a segurança da tua casa. Ter vários disjuntores permite isolar circuitos específicos, o que facilita a identificação e a reparação de problemas eléctricos. Além disso, ajuda a evitar sobrecargas, já que cada circuito terá um limite de carga adequado. 


Mais uma vez, só um electricista certificado é que está autorizado a mexer no quadro. Cá em casa, optamos por ter disjuntores separados para diferentes zonas da casa (que controlam a luz e as tomadas) e um disjuntor para cada grande electrodoméstico (forno, frigorífico, termoacumulador). Pode encontrar um electricista em Braga.



Não sobrecarregue tomadas e extensões


Usar muitos aparelhos numa única tomada ou extensão pode sobrecarregar o circuito. Por sua vez, isto causa o sobreaquecimento e, no pior dos cenários, um incêndio. Portanto, evite ter o computador e o aquecedor ligados à mesma tomada, por exemplo.  Distribua os aparelhos eléctricos por várias tomadas para equilibrar a carga! Se for necessário, também pode procurar o preço dos electricistas para saber quanto custa instalar mais tomadas.



Ponha fio terra em casa


Hoje em dia, o fio terra é obrigatório. Mas as casas construídas nos anos 60, 70 e mesmo 80 não têm esta protecção! O fio terra proporciona uma via segura para a dissipação de correntes elétricas indesejadas (por exemplo, durante uma trovoada) ou perigosas (por exemplo, um curto-circuito). Isto não só evita choques eléctricos, como protege os seus equipamentos. Se trabalha a partir de casa, como é o nosso caso, é absolutamente essencial instalar fio terra.


Desligue os aparelhos quando não os está a usar


Outra dica de segurança eléctrica em casa é desligar aparelhos quando não estão a ser usados. Muitos aparelhos continuam a consumir energia mesmo em standby, por isso tirá-los da tomada previne sobrecargas e poupar energia. Além disso, ao desligar aparelhos como televisões, aquecedores, ventoinhas e pequenos electrodomésticos quando não estão a ser usados ajuda a poupar luz.


Instalar detectores de fumo e de monóxido de carbono


Os detectores de fumo e de monóxido de carbono proporcionam uma segurança extra em casa, especialmente se tiver um esquentador ou uma caldeira a gás. Pode instalar estes dispositivos em áreas estratégicas, como a cozinha, o corredor ou outra zona onde tenha instalado o termoacumulador. Em caso de incêndio ou libertação de monóxido de carbono, estes detectores vão alertar a tempo de evacuar a casa e chamar os bombeiros.



A segurança eléctrica em casa não deve ser subestimada. Seguir estas dicas pode ajudar a prevenir acidentes e garantir que a casa é um lugar seguro para si e para a tua família. Desde a atenção especial à electricidade na casa de banho até à importância de ter vários disjuntores e fio terra, cada medida contribui para proteger os seus bens e evitar descargas eléctricas.


Comentários

Mensagens populares