Malte para gatos: alimentos complementares que deve conhecer
Há vários truques que pode utilizar para tentar ajudar o gato na época de mudança de pêlo. Isso inclui escovar o pêlo do gato com frequência, ter uma alimentação equilibrada, ingerir bastante água e, no caso dos gatos de pêlo longo, até lavar com shampoo próprio e tosquiar.
No entanto, para gatos que sofrem com bolas de pêlo (muitos gatos chegam até a vomitá-las), muitos veterinários recomendam usar pasta de malte. O malte ajuda a regular o trânsito digestivo e a desfazer as bolas de pêlo, o que evita que o seu gato se engasge ou acabe por regurgitar o excesso de pêlo.
O recomendável é dar pasta de malte duas vezes por semana ao seu peludo, embora alguns gatos com queda de pêlo excessiva ou pêlo muito longo possam tomar com mais frequência. Dê sempre a quantidade estipulada na embalagem/ recomendada pelo seu médico, pois o excesso de malte pode causar diarreia. No caso dos gatos bebés, não comece a dar malte sem instrução do seu veterinário.
Além da pasta de malte tradicional, há algumas variações como a pasta de malte com queijo ou com sabor a atum. Nenhuma destas variações oferece vantagens comparativamente à pasta original, mas podem ter mais palatabilidade para o seu gato. Alguns gatos adoram o sabor da pasta de malte original, enquanto outros a rejeitam. Se o seu gato sofre frequentemente com bolas de pêlo, tente vários sabores até encontrar uma de que goste.
Comentários