Este ano, onde pode deixar os animais de estimação durante as férias? [2020]



2020 está a ser um ano muito imprevisível. Mas, pouco a pouco, vamos retomando a nossa vida “normal” e há quem já esteja a planear as férias – cá dentro, claro. Em alguns casos, ir para fora cá dentro significa que este ano os animais de estimação viajam connosco! No entanto, há sempre alguns alojamentos que não aceitam animais… E animais que não gostam de viajar. Se vai passar alguns dias fora, estas são algumas alternativas para deixar os seus animais de estimação durante as férias.

Os animais podem ter COVID-19?

Sim. Há vários casos em que os gatos e os cães ficaram contagiados com COVID-19. No entanto, em todos os casos foram os donos que contagiaram os seus animais de estimação. O inverso – gatos e cães a contagiar os donos – não foi reportado. Não se sabe se os cães e os gatos podem transmitir o vírus entre si. Portanto, a probabilidade do seu cão ou gato ser contagiado durante as férias (ou de contagiar outras pessoas) é quase nula.

Onde deixar os animais de estimação durante as férias?

Os veterinários estiveram sempre a funcionar, pelo menos para casos urgentes. Agora regressaram ao funcionamento habitual, ainda que com algumas precauções (uso de máscara e visitas limitadas). Num hotel para animais, cada animal tem a sua própria boxe e os seus próprios utensílios, por isso é muito difícil ser contagiado com qualquer tipo de vírus. Pode procurar um hotel para animais de estimação perto de si na Fixando. Se tem um gato, pode procurar especificamente hotéis para gatos: geralmente, os veterinários aceitam gatos que ficam a pernoitar durante alguns dias.

É preciso tosquiar animais antes de ir de férias?

Os gatos nunca precisam de ser tosquiados. Se vai deixar o seu cão num hotel para animais ou veterinário, este tipo de estabelecimentos já estão habituados a lidar com o excesso de pêlo. No entanto, se vai levar o seu cão de pêlo longo para um hotel ou alojamento local, o melhor é agendar uma tosquia antes de ir de férias. À chegada, para não levar nenhum vírus para dentro de casa, também pode agendar um banho (válido tanto para gatos como cães) ou usar toalhitas de limpeza para as patas. Veja aqui mais truques para cuidar do seu cão durante a quarentena.

Comentários

Mensagens populares