Qual é a idade certa para treinar um cão?





É muito comum ouvirmos as pessoas a dizer que só querem adoptar um cão ou um gato bebé, de forma a poder treiná-los e educá-los. Mas é mesmo verdade que só se podem treinar cães enquanto são pequenos? É impossível treinar cães adultos?


Quando é que os cachorros podem começar as aulas de treino?


Pode inscrever o seu cão para aulas de treino privadas entre as 12 e as 16 semanas de idade, que é quando a maioria das creches para cães começam a aceitar inscrições. Com esta idade já pode treinar o seu cão a fazer alguns truques simples, como sentar, deitar, andar, rebolar ou dar a pata. Também é uma altura perfeita para educá-lo sobre o que pode fazer ou não em casa, de modo a evitar estragos mais tarde!


No entanto, é possível que alguns infantários tenham apenas “turmas”. Se quer mesmo apostar no treino para cães, é preferível optar por aulas privadas para o seu cachorro. Isto permite que nunca se aborreça durante o treino, perceba melhor quais são os estímulos e as recompensas que recebe, além de criar uma relação mais próxima com o treinador.


É possível treinar um cão mais velho?


No entanto, se o seu cão já não é bebé, não desespere. Apesar de ser mais fácil evitar que um cão bebé ganhe certos “vícios”, com um cão adulto já sabe com que personalidade contar – o que nem sempre acontece com os cachorros, que ainda vão mudar. De resto, os cães têm capacidade de aprender durante toda a vida. Há muitos cães abandonados que se habituam a um novo nome, nova casa e novos donos sem qualquer dificuldade.


Desde que siga uma mecânica de estímulo e recompensa, é possível treinar um cão de praticamente qualquer idade. Com os cães mais desobedientes, repreenda sempre os maus comportamentos e insista mesmo nas aulas individuais, pois é a forma mais rápida de conseguir progressos. Só me resta desejar… boa sorte!


Comentários

Mensagens populares