Como preparar o meu cão para viajar no carro?




Agora que estão a chegar as férias, é normal que esteja a pensar viajar com o seu melhor amigo. Mas como preparar um cão para viajar no carro?


1. Prepare uma mochila

Preparar uma mochila não é suficiente para preparar uma viagem com o seu cão, mas é um bom começo. A transportadora deve ser impermeável (pode usar fraldas). Deve ter água e dar-lhe alguns biscoitos durante a viagem. Se puder, compre uma transportadora que possa abrir com cuidado, de lado, para lhe fazer uma festinha. Se o cão é de grande porte, tem de colocar um açaime.


2. Nunca o deixe solto

É realmente importante levar o seu cão na transportadora. Mesmo que o seu cão seja dócil e meigo, pode estranhar a mudança de ambiente e revoltar-se (distrair o condutor, mover-se demasiado no carro, latir, fazer chichi, etc). Além disso, se for parado pela brigada de trânsito, é melhor ter o cão na transportadora em vez de estar solto. Procure um treinador de cães para que se habitue a estar na transportadora e a andar de trela.


3. Habitue o seu cão

Se vai fazer uma viagem longa com o seu cão, prepare o seu cão para andar de carro. Faça pequenas viagens próximo de casa para o habituar o espaço e ao novo ambiente. Depois de cada viagem, dê um reforço positivo ao seu animal (comida, festinhas, deixe-o sair do carro e brinque) para que associe uma sensação positiva às viagens de carro.


4. Controle o ambiente do carro

Durante a viagem, é importante que o seu cão se sinta o mais confortável possível. Mantenha o carro a uma temperatura amena, evite música demasiado estimulante para o cão (com batidas muito rápidas, por exemplo) e leva uma manta ou uma almofada na transportadora que tenha o cheiro da sua casa.


5. Reúna todos os documentos

Não se esqueça! Antes de ir de férias, reúna todos os documentos do seu animal. Precisa de levar o boletim de vacinas, o documento de identificação, colocar o chip animal (se não tiver) e actualizar as vacinas, se forem necessárias. Certifique-se de que tem toda a medicação ou ração veterinária de que precisa para a duração da viagem.


Acha que o seu cão não vai reagir bem à viagem? Procure um hotel para cães no Porto ou noutras zonas no país através da Fixando e deixe o seu cão em boas mãos.

Comentários

Mensagens populares