O que são cães de ajuda social?



De certeza que já conheceu cães-guia que acompanham pessoas invisuais no seu dia a dia. Talvez também já tenha ouvido falar de “emotional support pets”, ou animais de apoio emocional, que ajudam pessoas com problemas de saúde mental. Mas sabe o que são cães de ajuda social?

O que são cães de ajuda social?

Os cães de ajuda social, ou cães de assistência, possuem características e treino que lhes permitem apoio pessoas com algum deficit mental, orgânico, motor ou sensorial no seu dia a dia. Além do apoio físico para enfrentar as actividades do dia-a-dia, estes animais também são um grande apoio emocional e uma companhia para os seus donos.


Os mais conhecidos são os cães-guia, treinados para ajudar pessoas invisuais a evitar obstáculos. Mas há também os cães-sinal, que estão treinados para alertar pessoas com problemas de audição. Os cães de serviço costumam auxiliar pessoas com problemas motores, embora possam ser educados para assistir crianças com problemas de autismo, por exemplo.


Os cães de assistência médica são mais raros, embora os cães também possam ser educados para acompanhar pessoas com determinados problemas, como Diabetes tipo 1 ou Epilepsia. O objectivo nestes casos é lançar o alerta quando o dono está a ter uma crise (uma hipoglicemia ou um ataque epiléptico, respectivamente, nos exemplos que demos).


Em todos estes casos, tal como explicámos, o cão de ajuda social é uma ajuda para manter a segurança do dono, assim como um grande apoio emocional. É um companheiro para o seu dia a dia. Os cães de assistência, ou cães de ajuda social, são educados para proteger o seu companheiro humano e podem ser treinados para situações muito específicas.


Em Portugal, não há nenhuma entidade que certifique os cães de assistência social. No entanto, pode procurar um treinador de cães em Lisboa e pedir orçamento para aulas privadas. Pode ainda contactar o Clube Português do Golden Retriever, uma raça muito comum entre cães de assistência, para procurar terapeutas.


Comentários

Mensagens populares