O que fazer quando o nosso animal morre?




Se o seu animal foi eutanasiado ou faleceu internado numa clínica ou num hotel para animais, o veterinário irá entrar em contacto consigo. A maioria dos veterinários consegue reencaminhar os restos mortais dos seus animais para uma unidade de incineração autorizada (cremação). No entanto, se preferir contratar uma funerária para animais, deve pedir à funerária para entrar em contacto com o médico.


No caso do seu animal ter falecido em casa, o procedimento é um pouco mais complexo. Apesar de ser um momento de choque, precisa de reagir e não pode entrar em pânico. Se não tem um centro veterinário de referência, procure o Centro de Atendimento Médico Veterinário (CAMV) mais perto de si: pode clicar aqui para procurar um veterinário no Porto ou um veterinário em Lisboa.


Depois, solicite ao veterinário que o reencaminhe para uma unidade de incineração autorizada ou um unidade de incineração de subprodutos animais. Em alternativa, pode contactar a Junta de Freguesia ou Câmara Municipal para procurar a unidade de incineração de cadáveres de animais de companhia que serve a sua zona.


No caso do seu animal estar registado na Junta de Freguesia, deve comunicar o falecimento à freguesia.

Lembre-se que pode escolher entre uma cremação colectiva ou uma cremação individual (neste caso, ser-lhe-á entregue uma urna com as cinzas do seu animal de estimação). Faça o que fizer, não enterre o seu animal no quintal – isso pode representar um risco para saúde pública. Finalmente, não se esqueça que pode incluir estes gastos nas despesas veterinários para efeito de IRS, o que resulta numa redução de, no máximo, 250€.

Comentários

Mensagens populares