Diferença entre Pet Sitting e Pet Walking

 Se está a pensar deixar o seu cão com um pet sitter enquanto vai de férias, talvez tenha dúvidas sobre a diferença entre pet sitting e pet walking. Embora a maioria dos pet sitters também prestem serviços de pet walking, as duas coisas não são a mesma coisa. Aliás, enquanto vai de férias, o mais provável é ter de contratar ambos os serviços!


O que é o pet sitting?


Um pet sitter é alguém que vai a sua casa para visitar o seu cão ou o seu gato. O pet sitter dá-lhe festinhas e atenção, põe água fresca, dá-lhe comida, medicação, limpa a caixinha de areia, e certifica-se que o seu melhor amigo está bem. A maioria dos serviços de pet sitting só incluem uma visita por dia, mas se o seu animal for mais carente pode pedir ao pet sitter que faça duas visitas.


A principal vantagem do pet sitting é que não tem de retirar o seu melhor amigo do espaço onde se sente confortável. Os gatos, por exemplo, não reagem bem à mudança de ambiente. No caso dos cães, depende muito da personalidade do animal, da idade e de eventuais problemas de saúde. No entanto, no caso dos cães, não basta ir a sua casa. Os cães também precisam de passear!


O que é o pet walking?


O pet walking é literalmente passear o cão. Como sabe, os cães precisam de passear todos os dias para fazer as suas necessidades, gastar energia, socializar com outros cães, criar um vínculo com o tutor e lidar com os seus instintos de marcar território. Por isso, se vai de férias e quer deixar o seu cão com um pet sitter, terá de procurar um pack de serviços que inclua pet walking.


No entanto, o pet walking é um serviço que pode contratar separadamente. Algumas pessoas com vidas muito agitadas contratam um pet walker para passear os seus cães durante o dia, mesmo que não estejam de férias. Além disso, também pode contratar alguém para passear o cão se tiver algum problema de mobilidade, como uma perna partida, por exemplo! Pode acontecer a qualquer um.


Um pet sitter também vai passear o meu cão?


Sim. Os pet sitters de cães também estão disponíveis para levar o seu cão a passear todos os dias. No entanto, passear o cão obriga-os a passar mais tempo com o seu patudo. Por isso, é normal que o serviço de pet sitting (no sentido de visita à casa) seja mais económico do que o serviço de pet walking (que inclui passear o seu cão todos os dias, limpar as necessidades, etc).


O serviço de pet walking costuma rondar os 10-15€ à hora, dependendo da experiência do pet sitter, do seu preçário e da zona. Contudo, até com o mesmo pet sitter, o valor pode variar se for preciso passear mais do que um cão ou se for um cão de grande porte, entre os factores. Por isso, recomendo sempre que procurem vários orçamentos e que peçam um orçamento por escrito.


A título de exemplo, deixo aqui o link para encontrar serviços de pet sitting em Castelo Branco e verem os preços por vocês mesmos. Muitos pet sitters são auxiliares de veterinária ou voluntários de organizações de bem-estar animal, que fazem o pet sitting como um part-time. No Porto e em Lisboa, há pet sitters e dog walkers que se dedicam à profissão full time.


Qual é a vantagem de contratar um serviço de dog walking?


Como disse acima, há pessoas que contratam alguém para fazer “dog walking” ou “pet walking” mesmo quando não estão de férias. Ou porque não têm tempo para passear o cão todos os dias, ou porque têm dificuldade em disciplinar os seus animais. Há cães que são mais difíceis e que não aceitam bem a trela, por exemplo. Nesse caso, pode ser útil contratar um pet walker ou um treinador de cães.


Se é o vosso caso, deixo aqui também algumas dicas para evitar que o cão puxe a trela ou que morda a trela. É muito importante que os animais se habituem a andar com trela desde pequeninos para evitar acidentes e tornar os passeios mais agradáveis tanto para donos como para patudos. A nossa pet sitter teve imensa paciência com o nosso cão, por isso estou super satisfeita neste ponto!

Comentários

Mensagens populares