Que cuidados de higiene deve ter com o cão?

Ter um cão também implica ter cuidar da higiene no nosso melhor amigo de quatro patas. Tal como nós tomamos banho todos os dias e lavamos os dentes, há várias rotinas de higiene que devemos ter com os nossos cães.



Com que frequência deve dar banho?
“Dar banho ao cão” não é uma expressão bonita, mas o banho é necessário. Não só é importante para manter o pêlo e a pele saudáveis, como ajuda a controlar odores (especialmente importante nos cães que não saem de casa). Um cão de pêlo curto não deve tomar banho mais do que uma vez por mês no Inverno e do que duas vezes por mês no Verão. As raças de pêlo comprido precisam de mais cuidados e podem tomar banho com mais frequência. Use sempre shampoo para cães e nunca shampoo para humanos!



Tosquiar os cães: sim ou não?
Rapar o pêlo não - mas sim aparar, especialmente nas raças de pêlo comprido. Aparar o pêlo ajuda a prevenir as pulgas e outros parasitas, além de eliminar pêlos antigos que podem engasgar o cão. A frequência depende do pêlo de cada cão e da raça: algumas, como os Husky, nunca devem ser tosquiadas porque o pêlo também serve para regular a temperatura do animal!




Há benefícios ao escovar os cães?
Todos os cães devem ser escovados, embora alguns não reajam bem à escovagem. A escovagem serve para desembaraçar nós e eliminar pêlos que já caíram. Ao retirar estes pêlos presos no nas camadas de subpêlo, o cão vai deixar menos pêlo pela casa e nos lugares por onde for passando. Deve escovar todos os seus cães, mesmo aqueles de raças que não podem ser tosquiadas.




Quando desparasitar o seu cão?
Desparasitar o seu cão é um cuidado de saúde e de higiene. Além disso, evita que o seu cão contamine as pessoas com quem convive - toda a sua família - com parasitas. Deve fazer desparasitação interna para eliminar parasitas como as ténias, por exemplo, pelo menos duas vezes por ano. A desparasitação externa, aplicada directamente no pêlo, deve ser feita a cada 3 ou 4 meses e evita as pulgas e as carraças.

Comentários

Mensagens populares