Vacinas para Pequenos Mamíferos e Animais Exóticos



Os planos de vacinação para cães e gatos já são bem conhecidos. Mas os donos de animais exóticos podem ter alguma dificuldade em saber quais são as vacinas recomendadas para os seus melhores amigos. O primeiro passo é procurar um veterinário que se especialize em animais exóticos, pequenos mamíferos e aves, pois só um veterinário pode administrar as vacinas necessárias.



Vacinas para furões


Os furões são cada vez mais populares e precisam de cuidados veterinários. Em termos de vacinas, há apenas duas que precisam de repetir anualmente - a da raiva e da cinomose canina. Esta última pode transmitir-se por ar e pelos fluídos, pelo contacto com animais doentes (incluindo cães) e o índice de mortalidade é muito alto. Não há uma vacina específica para furões, por isso os veterinários usam a dos cães.



Vacinas para coelhos


Os coelhos são animais tão fofos que não é surpreendente que cada vez mais pessoas gostem de ter coelhos como animais de estimação. As principais vacinas evitam doenças como Mixomatose, Doença Hemorrágica Viral e Pasteurelose. Depois da vacinação primária até às 12 semanas, convém reforçar anual ou bianualmente, segundo indicação do veterinário.



Vacinas para répteis 


Os répteis, seja cobras, lagartos ou iguanas, não precisam de vacinação. Como os répteis em casa costumam estar isolados, não existe grande probabilidade de contágio através do contacto com outros répteis. Também não há contágio entre os répteis e outros animais, como gatos ou cães. No entanto, não se esqueça que é necessário ter cuidados com a dieta e hidratação do animal.




Ter um animal exótico é óptimo, mas traz os seus desafios. Procure uma clínica veterinária com experiência em animais exóticos próxima da sua localidade e siga os conselhos do seu veterinário! 

Comentários

Mensagens populares