Como ensinar truques ao seu cão: sentar, deitar e dar a pata



Quase todos os donos gostam que os seus cães saibam alguns truques: “senta!” ou “deita!” ou “dá a pata!”. O truque para aprender é simples: reforço positivo, quase sempre usando guloseimas. Esta mecânica também funciona para comportamentos negativos: há que evitar reforçá-los. Fique a saber como ensinar o seu cão a sentar, deitar e dar pata e como evitar que morda o que não deve!




Como ensinar o seu cão a sentar

Mantenha o cão parado à sua frente e mostre-lhe que tem um doce na mão. Eleve a mão acima da cabeça do seu patudo e diga “senta” - como o cão quer alcançar o doce, levanta a cabeça e desce a parte traseira, quase como se fosse ficar sentado. Espere até que ele se sente e dê o doce apenas quando estiver na posição certa. Repita durante duas semanas até memorizar - no fim da primeira semana, comece a tentar sem o doce.




Como ensinar o seu cão a deitar

“Para saber andar de mota, tens que aprender primeiro a andar de bicicleta.” Para ensinar o seu cão a deitar-se, é preciso que ele aprenda primeiro a sentar. Quando estiver sentado, mostre-lhe que tem um doce. Vá baixando a sua mão até estar cada vez mais próxima do cão e diga “deita!”. Ele vai seguir a movimento da sua mão até chegar ao chão e, com isso, passará de sentado a deitado. Assim que se deitar, dê-lhe o doce!




Como ensinar o seu cão a dar a pata

Alguns cães nunca chegaram a estar confortáveis o suficiente para dar a pata. Ainda assim, não custa tentar! A forma mais fácil de ensinar o seu cão a dar a pata segue a mesma mecânica das ordens anteriores. Sente o seu cão, desça ao mesmo nível mostre-lhe que tem uma guloseima e feche a mão. É normal que ele tente usar as patas da frente para chegar ao doce. Quando tocar na mão, abra e deixe-o comer. 




Como ensinar o seu cão a não morder

Muitos cães gostam de morder cordões de sapatos ou as almofadas do sofá. Aqui não podemos usar reforços positivos - mas sim negativos. Afaste o seu cão sempre que o vir a morder algo indevido nem dê guloseimas nesses dias. Com o tempo, o cão começa a associar esses comportamentos a sensações menos agradáveis e deixará de o fazer.

Comentários

Mensagens populares