Como escovar os dentes do meu cão ou gato? 5 Dicas Úteis



Tal como os humanos, os gatos e os cães também podem ficar com problemas nos dentes e nas gengivas. As gengivites, em particular, podem ser muito agressivas e podem alastrar-se para outras partes da boca, nariz e garganta: cerca de 85% dos cães séniores tem algum problema de saúde bucal. Para prevenir problemas de saúde oral nos animais, deixamos aqui 5 dicas úteis para escovar os dentes do seu animal de estimação e evitar infecções.

Usar uma pasta de dentes palatável.

Há várias marcas de pastas de dentes no mercado. Nem todas têm o mesmo sabor e algumas são mais palatáveis para os animais. Uma das mais comuns é a Orozyme: basta dar alguns centímetros de pasta ao seu animal de estimação (pode comê-la) para proteger os dentes. 

Dê-lhe água para beber.

Depois de lhe dar a pasta de dentes, é conveniente dar água ao seu cão ou gato. Muitos animais não têm o instinto de ir beber água depois de tomar a pasta, por isso é importante dar-lhe água imediatamente depois.

Usar uma escova-dedal para limpar os dentes.

Embora a pasta de dentes por si só já esteja a proteger os dentes, o ideal é conseguir escovar os dentes do seu animal de estimação com a pasta. Obviamente, não pode usar uma escova de dentes normal – precisa de uma escova de dentes mais pequena, mais apropriada. Há algumas escovas pequenas, que se encaixam nos dedos como um dedal, para que consiga escovar a boca do seu animal de estimação à vontade.

Acalme o seu animal de estimação antes de escovar os dentes.

Para conseguir escovar os dentes do seu animal de estimação, precisa de acalmar o seu animal de estimação. Faça-lhe algumas festas, deixe que brinque para que esteja tranquilo e se deixe escovar. Deixe que o cão ou gato faça o “reconhecimento do território” e se sinta em controle da situação.

Dê-lhe uma recompensa.

Prove ao seu animal de estimação que era digno da sua confiança. Depois de lavar os dentes ao seu cão ou gato, dê-lhe uma recompensa, como uma guloseima, um pouco de pasta de malte (no caso dos gatos) ou um osso (para os cães). Ao premiar o bom comportamento, está a criar um reforço positivo e o seu animal de estimação começará a pensar na lavagem dos dentes como uma experiência positiva.

Comentários

Mensagens populares