7 Passos para preparar uma alimentação BARF para cães



A dieta BARF é uma dieta alternativa à base de alimentos crus, que procura imitar a alimentação e os valores nutritivos a que os cães teriam acesso no seu habitat natural sem ração processada. Alguns veterinários recomendam esta alimentação para cães com sensibilidades alimentares e defendem que aumenta a esperança média de vida dos animais porque exclui conservantes e proteínas de baixa qualidade. Se é novo nisto, explicamos como fazer uma dieta BARF para cães em 7 passos.

70% de carne crua

Numa dieta BARF, a carne crua deve ser 70% da alimentação. Use carne de músculo ou coração para cumprir este objectivo.

10% de ossos “comestíveis”

Cerca de 10% da alimentação crua devem ser ossinhos, porque são uma fonte de cálculo, fósforo e outros nutrientes essenciais para o cão. Uma boa alternativa são os ossos de frango (desde que não façam o cão engasgar-se) e os chamados “ossinhos tenros”.

7% de vegetais


Existe o mito de que os cães não “precisam” ou não “devem” comer vegetais. No entanto, até 7% da dieta podem ser vegetais, como vegetais de folha verde ou cenouras. No caso dos cães séniores com problemas renais, esta quantidade pode aumentar para reduzir a proteína crua.

5% de Fígado


Já falámos em carne crua e coração, mas o fígado – que também existe, em maior ou menor percentagem, na maioria das rações – é essencial para a alimentação saudável dos cães. Isto porque o fígado é rico em vitamina A – 2% de fígado pode ser o suficiente para cumprir as necessidades nutricionais de um cão com problemas renais.

5% de outros órgãos

Além do fígado, há outros órgãos (rins, cérebro, pulmões, moelas, etc) que podem fornecer sais minerais e vitaminas ao seu cão. Estes órgãos podem representar até 5% da dieta BARF do seu cão.

2% Sementes e Nozes

As sementes e as nozes são ricas em ácidos gordos, por isso também têm um lugar numa dieta saudável para cães. No entanto, precisam de ser demolhados previamente e moídos.


1% de Fruta

A fruta é rica em açúcar, por isso é preciso ter cuidado com a quantidade de fruta que dá ao seu cão. Numa dieta BARF, o recomendável é que não supere o 1%.

Comentários

Mensagens populares