Como funciona o tempo de vida dos cães?



Quase de certeza que já ouviu algo do género “1 ano de vida de um cão equivale a 7 anos de vida humanos”. Não é exactamente assim, mas é verdade que o tempo para os cães passa mais depressa do que para nós.


O problema é que a proporção não é bem de 1 para 7. No primeiro ano de vida, um cão pode viver até 15 anos “humanos”, uma vez que se desenvolve mais rápido na primeira fase da vida. Um cachorro com um ano já está no equivalente à adolescência (já não está dependente da mãe, é capaz de se reproduzir, etc).


Se na primeira fase da vida os cães envelhecem muito rápido, esse envelhecimento começa a abrandar a partir dos 6 anos. Um estudo feito em labradores – a idade dos cães pode variar com a raça – mostra que entre os 7 e os 9 anos o ‘relógio biológico’ começa a desacelerar.


Os cães de porte médio e grande envelhecem mais rápido. Enquanto um cão pequeno celebra os seus “90 anos humanos” aos 18, um cão de porte grande pode chegar à mesma idade aos 12.


Outro estudo determinou que a fórmula para descobrir a idade dos cães, no geral, é:

idade equivalente humana = 16 x idade cronológica do cão + 31

Já fez as contas da idade do seu cão? Ainda tem consigo um jovem ou já está a aproximar-se de uma idade respeitável? Se está a pensar adoptar um cão, lembre-se que nunca é tarde demais para fazer um treino para cães. Há quem ache que só os animais pequenos se podem treinar e preferem adoptar cachorros e gatinhos bebés. No entanto, um cão sénior (acima dos 12 anos) também tem muito amor para dar e ainda pode adaptar-se perfeitamente a uma nova casa.


Comentários

Mensagens populares