Quantas vezes passo dar banho ao meu gato/ cão?
Em primeiro lugar, os gatos não precisam de tomar banho. Os gatos estão sempre a lamber-se e fazem a sua própria higiene assim! Se lhe der banho, o mais provável é que o gato estranhe o seu próprio cheiro e fique desconfortável. Obviamente, há algumas excepções – quando não se conseguem lavar a si próprios ou depois de ir ao veterinário, por exemplo. Veja este artigo mais detalhado sobre “dar banho ao gato faz mal?”.
Quanto aos cães, é outro história. Os cães não fazem a sua própria higiene e, se deixa o seu cão circular livremente pela casa, é recomendável que lhe dê banho sempre que estiver sujo (com as patinhas sujas, pêlo sujo ou enriçado, etc). Tenha apenas em atenção:
- não dê banho imediatamente a seguir a ter colocado um antiparasitário (anti-pulgas, anti-carraças, etc);
- use sempre um shampoo para animais ou toalhitas apropriadas para animais, para ter a certeza que não há nada tóxico;
- tal como se estivesse a aquecer um biberon, experimente sempre a temperatura da água no seu punho. A água deve estar morna, a aproximadamente 30ºC;
faça sempre gestos suaves para que o animal se mantenha calmo. Tenha cuidado para que o shampoo não vá nem para as orelhas nem para os olhos do animal.
Se tem dúvidas sobre quantas vezes pode dar banho ao seu cão/gato, pergunte ao seu veterinário. Pode encontrar aqui veterinários em Lisboa e veterinários no Porto, assim como noutras zonas do país. Se o seu problema são as tosquias e os banhos, também pode encontrar especialistas em banhos e tosquias de animais.
Comentários