Que vacinas são obrigatórias para o meu cão?



A única vacina obrigatória para os cães em Portugal é a vacina contra a raiva. Apesar de já estar erradicada no nosso país, é a vacinação que nos dá uma protecção de grupo. No entanto, há outras vacinas para cães que os veterinários recomendam, incluindo a vacina para parvovirose, a esgana canina, a leptospirose e a hepatite infecciosa canina.


Além da vacina contra a raiva, também é obrigatório identificar o seu cão com um chip que fica registado no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC). A administração da vacina antirrábica só é válida quando o microchip está registado. Se acabou de adoptar um animal, procure veterinários no Porto, veterinários em Lisboa e noutras zonas do país para dar as vacinas necessárias e colocar o microchip.

Outras vacinas recomendáveis para o seu cão


Geralmente, os veterinários recomendam a vacina polivalente, que protege até 10 doenças diferentes, incluindo a parvovirose canina, a esgana, a leptospirose e a cinomose. A primeira dose deve ser dada entre as 6-8 semanas de vida e as doses seguintes são em intervalos de 3 a 4 meses.

Outra vacina que deve ponderar é a vacina da leishmaniose canina, que tem uma eficácia que ronda os 70% a prevenir doença grave. É impossível prevenir a infecção, mas 70% dos cães vacinados não têm progressão da doença. Se tem dúvidas sobre a vacina da leishmaniose, consulte o seu veterinário.

Por último, recomenda-se a vacina para a tosse do canil, que protege o seu cão de dois agentes infecciosos: a bordetella bronchiseptica e o vírus da parainfluenza do tipo 2. No caso dos cães pastores e dos cães de caça, os tutores também devem dar a vacina para a febre da carraça, já que são considerados grupos de risco.

Comentários

Mensagens populares