Treino contínuo: treinar cães mais velhos



Normalmente, quando falamos em “treino de cães”, pensamos em cães mais novos. Cachorros que ainda têm de aprender a andar com a trela, ou a fazer as necessidades no sítio certo, a deitar, a saltar e a respeitar os comandos dos tutores. E essa noção não está completamente errada, já que os cães devem começar a aprender aos 5 meses.

Os cães mais velhos podem ser treinados?


No entanto, não são apenas os cães mais novos que podem usufruir do treino de cães! O treino contínuo ao longo da vida é muito útil para recordar os exercícios que já aprenderam e para corrigir comportamentos indesejados. Por vezes, os cães mais velhos começam a ter dificuldade com coisas que já aprenderam devido a problemas de mobilidade, perda auditiva, etc.


Voltar aos treinos é uma boa maneira de exercitar e de ultrapassar estas dificuldades. Por outro lado, quando há uma alteração de comportamento (por exemplo, depois de uma doença, problema neurológico, de um evento traumático, etc), também pode ser necessário voltar às aulas e insistir no treino novamente.


É possível treinar um cão adoptado?


Obviamente, algumas situações exigem cuidados especiais. Este é o caso dos cães séniores abandonados ou vítimas de maus-tratos, que podem ter desenvolvido medo de humanos (por exemplo, fogem, reagem imediatamente a qualquer barulho), desconfiança (não deixam tocar, não relaxam as pata e ansiedade (comem o pêlo, têm falta de apetite….).


Nestes casos, é fundamental que as famílias de acolhimento tenham paciência com o animal. Mais uma vez, os treinos podem ajudar a reeducar o cão, de modo a que não roa móveis, não ataque crianças e volte a habituar-se à trela, entre outros. Em qualquer um dos casos, o importante é perceber que os cães mais velhos também podem fazer treinos e alterar o seu comportamento.

A pessoa mais indicada para acompanhar este processo é um treinador de cães. Se precisa de ajuda de um profissional, encontre aqui um treinador de cães no Porto ou um treinador de cães em Braga.

Comentários

Mensagens populares