Dicas para cuidar dos animais no Inverno



Às vezes, é fácil esquecermo-nos que os animais também são sensíveis ao frio. Mas os nossos amigos de quatro patas precisam de certos cuidados especiais durante o Inverno! Deixamos aqui alguns pontos aos quais deve prestar atenção, seguindo as recomendações de quem trabalha num hotel para animais.

Não deixe o seu animal ao frio, procure um abrigo!

O primeiro ponto parece óbvio, mas muitos donos não têm este cuidado. Como muitos animais estão habituados a estar na varanda e no exterior, os mais despistados podem não se lembrar que a varanda já não é uma zona tão confortável assim nos meses de Inverno. Para quem tem a casota no exterior, certifique-se que tem mantas e almofadas suficientes para se manter quente. Em alternativa, nas noites mais frias, deixe o seu animal de estimação ficar dentro de casa. Se passa o Natal e o Ano Novo fora, procure um local abrigado, como um hotel para animais ou um pet host.

Se costuma ir passear com o seu cão, lembre-se que os passeios também estão gélidos. Mesmo que agasalhe o seu cão, as patas estão em contacto com os passeios frios e com jardins humedecidos. Dentro do possível, tente passear o seu cão durante o dia, enquanto há sol, e não ao fim do dia. Pode ainda contratar um pet walker ou inscrevê-lo numa creche para animais, onde irá brincar num ambiente adequado.

Humedeça o ar.

Se tem aquecimento em casa - nomeadamente ar-condicionado ou aquecimento central a gasóleo - lembre-se que o ar fica mais seco. Isto tampouco é recomendável para os humanos, mas para os cães e gatos séniores é especialmente problemático. Para bem das vias respiratórias dos seus animais, tente humedecer o ar. Coloque bacias com água espalhadas pela casa ou um humificador para bebés.

Tenha cuidados com o pêlo

Os animais costumam mudar de pêlo com as estações. Como no Inverno ficam mais peludos, isto acarreta alguns cuidados extra com o pêlo. Convém escovar regularmente, lavar o pêlo sempre que for necessário e certificar-se que comem correctamente. Mais uma vez, pode recorrer a profissionais ou a uma creche de animais para proporcionar estes cuidados. Hoje em dia já não desculpas, uma vez que encontramos estes serviços espalhados por todo o país, incluindo hotéis para cães em Aveiro, Porto e Lisboa.

Comentários

Mensagens populares