Que comida pode dar ao seu gato no Natal?



Está toda a gente à mesa, a comida está deliciosa e o seu gato começa a miar. Quer atenção e provar o que está a comer: afinal, que seria de si sem a selo de aprovação do seu gato? Imagino que esteja a fazer uns olhinhos irresistíveis, a esticar a patinha para saltar para o seu colo e que se sinta tentado a dar-lhe alguma comida. Mas pense duas vezes, há comidas de Natal que não deve dar ao seu gato! Se acha que o seu gato não vai ficar cómodo, é melhor não arriscar e procurar um hotel ou creche para animais.

Comidas de Natal proibidas para o seu gato

Os gatos não devem comer cebola, alho e sal, por isso não dê nada que esteja temperado. O bacalhau está completamente fora de questão: não só porque tem sal, mas também porque, ao contrário do que reza a lenda, os gatos não podem alimentar-se de peixe. Isto porque o peixe não tem taurina, um ácido que os felinos não produzem e que só absorvem comendo carne. Outra coisa que deve evitar é o chocolate, mesmo em pequenas quantidades. As plantas de Natal são venenosas para os gatos.

O que dar de comer ao seu gato no Natal

Sei que parece cruel, mas a resposta é: o mesmo de sempre. O seu gato deve comer ração ou comida húmida própria para gatos. Se quiser, pode dar-lhe um ‘snack’ extra, mas não demasiados (caso contrário, é provável que fique com diarreia!). Se por acaso se esquecer de levar ração para a ceia de Natal, dê arroz e legumes cozidos por temperar e carne sem sal nem alho.

Onde deixar o meu gato no Natal?

Lembre-se que os gatos são animais de rotinas, por isso detestam grandes festas, barulho e podem mudar o seu comportamento na presença de estranhos. Se este ano lhe toca a si organizar a ceia de Natal, o melhor é deixar o seu gato num compartimento sossegado com areia, água fresca e a comida. Além de ser mais fácil gerir a alimentação do seu gato, protege-o das plantas de Natal e das fitas dos presentes e de outros incidentes que podem ser fatais.

Se acha que o seu gato é demasiado brincalhão para conseguir controlar todas as variáveis, aí o melhor é mesmo procurar a ajuda de uma creche para animais que possa ficar com o seu gato nos dias festivos. De certeza que ainda consegue encontrar um hotel e creche de animais perto de sua casa onde possa ir visitar o traquina, e se precisa de ajuda a procurar pode começar pela Fixando. Festas felizes para os donos e para as bolinhas de pêlo!

Comentários

Mensagens populares